i9+

Inovemais

Vídeos

  • Início
  • Vídeos
  • Links
  • Livros
  • Filmes
  • Artigos e Apresentações

Artigos e Apresentações





Guia Prático da Inovação (ANPEI): http://proinova.anpei.org.br/Downloads.asp?Msg=3
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Seguidores

Tags

anel Anpei atraente banksy biotecnologia BNDES Brasil call innovation carro carros inteligentes cartum celular ciência e tecnologia cientistas cientistas jovens CNI CNPq colaboração combinar competitividade computação em nuvem computadores concurso TI Copa do Mundo cordão criam criatividade Criatividade; Inovação; Gestão com Pessoas; Cultura Organizacional cultura curso gratuito de inovação Declaração de Buenos Aires desafio Desafio Brasil desatar desenvolvimento destino Economist empreendedorismo equipe estetoscópio exportação favelas feira de Las Vegas financiamento FINEP Funtec GE gestão gestão da inovação gestão empresarial holográficos imagens IBM ideias criativas IETEC inhotim iniciativa inovação inovação aberta Inovação; FINEP inovações inove inove mais INPI inspiração Intel Internet investimento lei do bem liderança livro inovação MCT MEI micro empresas mídias sociais OCDE Olimpíadas patentes pequenas empresas percepção pesquisa pesquisa científica Pós Inovação PPH pré-sal provocação saxofone SCAMPER SEBRAE Sérgio Storch simpsons sistema smartphone subvenção inovação sustentabilidade talentos teclado tecnologia teletransportar web wiki

Arquivo do blog

  • ▼  2011 (27)
    • ▼  setembro (1)
      • Obama aprova maior mudança na lei de patentes dos ...
    • ►  agosto (1)
    • ►  maio (6)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (8)
  • ►  2010 (27)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (9)
    • ►  outubro (14)
    • ►  setembro (2)

Colaboradores

  • Cristiana
  • Debora
  • Felix
  • George Leal Jamil
  • MBialves
  • Sérgio Viegas
  • Tatiana Moraes
  • WEC
  • i9+
  • regis

Gestão da Inovação

Inovação se tornou um tema recorrente e seu debate, longe de ser puramente acadêmico, está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e das organizações. Alguns dizem, até, que inovação está na moda, de tão apregoada. Mas inovação não é modismo, muito pelo contrário. Inovação também não é algo novo, nem invenção da era moderna, mas algo que se pratica desde os primórdios da civilização. Por outro lado, conceituar e compreender inovação não é tão simples quanto parece, embora muitos se dediquem ao tema e haja literatura farta, assim como manuais.

Mais do que conceituar inovação, é necessário compreender o papel da inovação para a empresa. Inovação não é panacéia para todos os males, nem a solução de todos os problemas, mas certamente é imprescindível para o sucesso empresarial. Deve-se ter em mente, também, que inovação não é a mesma coisa que invenção e que gestão da inovação também não significa gestão do conhecimento, embora façam parte de um mesmo universo, se complementem e sejam igualmente importantes.

Mas afinal o que é Inovação? Questões sobre a razão de inovar, onde inovar, como inovar, quando inovar, o que se ganha com a inovação, são recorrentes, pois compreender os conceitos não é suficiente. É preciso praticá-los, mas para isso é preciso compreender sua dinâmica. De forma simplista, a inovação refere-se ao conhecimento (tácito ou explícito), à informação (dispersa ou não) e à criatividade (algo diferente ou novo), o que pressupõe processo e todo processo deve ser objeto de gestão.

Como ir além do discurso? Muitos acreditam que entendem e praticam inovação, mas estatísticas confirmam que mesmo reconhecendo a importância da inovação nas organizações, a maioria está insatisfeita com a sua gestão. O grande problema é que muitas organizações ainda precisam se conscientizar sobre a importância de se estabelecer uma estratégia de inovação e, consequentemente, organizar e gerenciar seu processo, por mais simples ou complexo que seja.

O processo de inovação, por sua vez é sustentado por pilares, sendo pessoas, estratégia, processos e recursos os de maior relevância e fatores chave de seu sucesso. Pessoas necessitam estar motivadas, ter interesse e desejo de inovar, conhecer, contribuir e operacionalizar a estratégia e serem devidamente capacitadas. A estratégia pressupõe direcionamento, planejamento, criatividade e visão empreendedora. Processos remetem aos critérios, métodos, técnicas e sistemas, ao passo que recursos são os intelectuais, financeiros, ferramentais e de infra-estrutura, internos e ou externos à organização. Em maior ou menor intensidade relativa, dependendo do tipo de empresa, esses pilares não podem ser ignorados.

Considerando-se que inovação é importante para as organizações (para algumas inovação é questão de sobrevivência) e que pessoas são a base de sustentação de ambos, das organizações e do processo de inovação, capacitação se torna crucial, para que se possa realmente entender como a inovação, seja ela incremental, descontínua ou disruptiva, aplicada a produtos e serviços, processos produtivos, mercados, modelos de negócios e sistemas de gestão, pode contribuir para estimular a competitividade e a otimização de resultados empresariais, de forma sustentável.

José Henrique Diniz - Ietec

Livros Recomendados

  • 101 Inovações Brasileiras - Gustavo Zevalos, Ricardo Puga - 2009 - IOB
  • 4 C's para Competir com Criatividade e Inovação - Maria Inês Felipe - 2007 - Qualitymark
  • Competindo pelo Futuro - C. K. Prahalad, Gary Hamel - 2005 - Elsevier
  • Competitividade Através da Gestão da Inovação - Edson Zogbi - 2008 - Editora Atlas
  • Gestão da Inovação - Joe Tidd, John Bessant, Keith Pavitt - 3ª Edição - 2008 - Bookman
  • Idéias para Revolucionar sua Vida - Alan G. Robinson, Dean M. Schroeder - 2004 - Editora Gente
  • Inovação - Antônio carlos Teixeira Silva - 2006 - Qualimark
  • Inovação Tecnológica no Brasil: A Indústria em Busca da Competitividade Global - M. Arruda, R. Velmun, S. Hollanda - 2006 - Anpei
  • Manual de Oslo - OCDE - Tradução Finep (site da Finep)
  • Tecnologia: Estratégia para a Competitividade - Antônio C. Lacerda - 2001 - Nobel

Tema Espetacular Ltda.. Tecnologia do Blogger.