terça-feira, 17 de maio de 2011

Sebrae destinará R$ 800 mi para projetos de inovação

O financiamento da instituição nos projetos de inovação será de 85% a 90%.

RIO - O Sebrae fará um aporte de quase R$ 800 milhões nos próximos três anos para projetos de inovação em micro e pequenas empresas, informou hoje o presidente da instituição, Luiz Barretto, durante o 23º Fórum Nacional, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O financiamento da instituição nos projetos de inovação será de 85% a 90%, cabendo às empresas a participação restante. Segundo Barretto, a inovação é um instrumento para fazer com que as pequenas e microempresas consigam enfrentar a concorrência de produtos chineses.

"Apenas 12 mil das pequenas e microempresas exportam seus produtos. A grande dificuldade é pensar como elas podem se inserir e ampliar seu mercado", disse Barretto. "Não há como pensar no desenvolvimento do País sem pensar na inclusão das pequenas e médias empresas. Elas participam apenas com 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Nos países desenvolvidos, esse patamar é quase o dobro disso. Na Argentina e no Chile, também. Há um desafio de aumentar a participação no PIB".

Segundo ele, a Copa do Mundo e as Olimpíadas significam novas oportunidades para micro e pequenos empresários. De olho no potencial de novos negócios, o Sebrae contratou a Fundação Getúlio Vargas para fazer um mapa de oportunidades e requisitos que devem ser preenchidos pelas pequenas e microempresas.

"A Petrobrás quer contratar fornecedores pequenos, mas há requisitos que precisam ser preenchidos. Nós queremos descobrir quais são esses requisitos para que as pequenas empresas possam ser fornecedoras", explicou o presidente do Sebrae, ressaltando que há nove setores em estudo com potencial para uma participação maior dos pequenos e médios empresários.

Autoria: Daniela Amorim e Sabrina Valle, da Agência Estado

Fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário